A Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) está recebendo os pedidos de interligação em sua rede elétrica de empresas que instalam mini e micro usinas de energia solar novamente.
Esta informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e foi recebida com grande alívio pelo setor, pois o medo da possibilidade do fechamento de centenas de empresas e de perdas de milhares de empregos no estado era grande.
Esta volta das análises ocorreu em meio a uma série de reclamações de profissionais e empresas do setor fotovoltaico, pois estavam tendo as solicitações de seus projetos suspensos pela concessionária sob alegação de saturação de rede. A Cemig vinha alegando falta de capacidade de escoamento da energia em grande parte de suas subestações e que este era o motivo de uma série de pedidos estariam sendo suspensos por tempo indeterminado.
“Esta decisão vai impactar positivamente o mercado de energia solar e vai ajudar as pessoas que ansiavam pelo acesso à uma energia limpa, de instalação simples e barata” pontuou Bruno Catta Preta, diretor de relações institucionais da Genyx e coordenador estadual da ABSOLAR.
Kommentare