
Uma questão frequente no setor de energia solar é se é possível substituir um painel solar antigo por um de maior potência. A resposta a essa pergunta é afirmativa, embora seja necessário adotar algumas disposições. Idealmente, ao realizar uma troca, você deve optar por um painel com potência e tensão de circuito aberto (Voc) próximo ao modelo original, a fim de preservar as características do conjunto.
No entanto, é permitida alguma diferença de potência, desde que outras características sejam semelhantes (tecnologia e número de células, tensão de circuito aberto) e o novo módulo tenha uma corrente de curto-circuito maior. Como substituir com segurança um painel solar com defeito?

É possível fazer substituições sem prejuízo do desempenho do sistema, observando os critérios indicados acima. Algumas empresas especializadas já estão implementando esse processo, como é o caso da SDA Energia Solar.
Essa empresa está expandindo uma usina em Caculé (BA), que inicialmente possuía 40 painéis de 400 W. Agora, estão adicionando 10 painéis de 410 W da JA Solar, pois esses painéis eram os mais próximos em termos de características. Segundo Luciano José Ferreira, administrador da empresa, o projeto utilizará um inversor de 20 kW da PHB Solar com dois MPPTs:
MPPT 1: duas strings de 16 painéis de 400 W; MPPT 2: duas cordas com quatro painéis de 400 W e cinco painéis de 410 W da JA Solar. A razão para essa conexão com padrões diferentes é que não havia painéis de 400 W disponíveis no momento. No entanto, mesmo com essa diferença de potência entre os painéis, o sistema funciona normalmente.
"As interrupções elétricas atendem à crítica da inversora. Já fiz essa aplicação algumas vezes e tenho resultados obtidos esmagadores", enfatizou Luciano. Assim, é possível realizar uma troca de módulos fotovoltaicos com segurança, desde que sejam observados os critérios indicados, garantindo o funcionamento eficiente do sistema.
Comments