top of page
Buscar
Foto do escritorRODRIGO H. SANDIM

PVEL IMPULSIONA OS MÓDULOS DE PONTA DA AE SOLAR


IMAGEM: LABORATÓRIO PVEL / FOTO DIVULGAÇÃO

Profissionais da indústria fotovoltaica, sem dúvida, estão familiarizados com os Laboratórios de Evolução Fotovoltaica (PVEL), um dos principais laboratórios independentes do mercado global, agora parte do Grupo Kiwa, uma instituição europeia de inspeção industrial. No entanto, compreender sua verdadeira importância para o setor é crucial.

A PVEL possui uma ficha de confiabilidade de módulos, fornecendo uma avaliação da qualidade dos painéis disponíveis na indústria. Ao longo de um período de 18 meses, os fabricantes são rigorosamente avaliados com base em testes de qualificação de produtos. Este programa abrange vários testes, incluindo o teste de Ciclo Térmico (CT), que avalia a capacidade de um módulo fotovoltaico de suportar mudanças de temperatura, sendo particularmente crucial em regiões com variações extremas, como a América Latina.

Projetado para apoiar compradores, investidores e proprietários de geradores fotovoltaicos, o Programa de Qualificação da PVEL colabora com mais de 400 parceiros downstream, representando mais de 30 GW de poder de compra anual nos principais mercados de energia solar do mundo.

Um exemplo notável é o recente teste dos módulos Aurora Mono Perc da AE Solar, fabricante alemã de painéis de classe 1. Os módulos de 550 Wp demonstraram resistência excepcional a flutuações de temperatura durante o teste de Ciclo Térmico, tornando-os uma opção viável para regiões com extremos climáticos.


IMAGEM: LABORATÓRIO PVEL / FOTO DIVULGAÇÃO

Os módulos mono PERC de 182 mm da AE Solar, produzidos com padrões da indústria 4.0, se destacaram em três testes da PVEL. A linha de produtos agora está disponível no Brasil. No teste de Sequência de Esforço Mecânico (MSS), avaliando a vulnerabilidade do painel a fissuras e possíveis perdas de energia devido a danos nas células, os produtos da AE Solar também alcançaram resultados excepcionais.

A AE Solar conquistou o prestigioso título de "Melhor Desempenho de 2023" da PVEL, consolidando sua posição na indústria. Os módulos mostraram resistência mesmo em condições climáticas adversas, como neve pesada e ventos fortes, tornando-os uma escolha ideal para projetos em regiões propensas a eventos climáticos extremos.

Os módulos também foram submetidos com sucesso aos testes de Degradação Induzida por Luz (LID) e Degradação Induzida por Luz e Temperatura Elevada (LeTID). Esses fenômenos baseados em células, desencadeados pela exposição à luz, são fatores críticos em modelos de rendimento energético.

Os painéis da AE Solar não apenas se estabilizam rapidamente no solo, mas também minimizam o LeTID, tornando-os especialmente adequados para climas quentes, onde outros módulos podem ter dificuldade em manter a eficiência.

Segundo Ramon Nuche, diretor da AE Solar para a América Latina, a linha Aurora Mono Perc representa o ápice da tecnologia fotovoltaica, oferecendo eficiência, durabilidade e confiabilidade incomparáveis.

"Com a excelente classificação da PVEL, continuaremos a estabelecer novos padrões na indústria solar, fornecendo aos nossos clientes os módulos solares com o melhor desempenho disponível", concluiu Nuche.


Fontes: Canal Solar, AE Solar e PVEL




Comments


bottom of page