A implementação de painéis fotovoltaicos no programa habitacional foi pauta de audiência pública em Brasília (DF), nesta terça-feira (02). Profissionais defenderam o uso de painéis solares nas construções financiadas através do programa Minha casa, Minha vida, como forma de diminuir a conta de energia dos moradores.
A audiência foi realizada na comissão mista da MP 1162/23, que trata do programa habitacional que será lançado pelo Governo Federal com a expectativa de que sejam entregues mais de 2 milhões de novas moradias. Se em cada casa forem instalados dois módulos fotovoltaicos com 1kW de potência, seria possível reduzir em 70% o valor da energia elétrica.
O investimento exigido estaria em torno de R$ 9,5 bilhões, para assim ser instalado 2GW de potência, que corresponde ao total de casas projetadas. É estimado uma arrecadação de R$ 2,4 bilhões aos cofres públicos.
Segundo o que foi previsto no texto da MP, as obras do programa habitacional devem incluir a instalação de equipamentos de energia solar, bem como estabelece prioridade para projetos com uso de fontes de energias renováveis.
Comments