Imagem: Insol
Os sistemas fotovoltaicos são compostos, por três itens principais: painéis solares, inversor fotovoltaico e estrutura de fixação, a última é responsável pela segurança, vida útil e a longevidade de um sistema de energia solar, além da posição correta dos painéis. Mas quais são os principais tipos de estrutura de fixação?
Montagem em telhado
A montagem do sistema de energia solar em telhados de barro é a mais utilizada. Com diferentes soluções no segmento, sendo alternativa também para as coberturas com telhas fabricadas com fibrocimento, mas, nesse caso, é preciso furar as telhas para fixar a estrutura.
Montagem em laje
Para a estrutura de fixação de painel fotovoltaico em lajes, são utilizadas peças em formato de triângulo, com inclinação fixa ou com ajustes. Podendo ser aparafusada ou concretada diretamente na laje de acordo com a necessidade.
Montagem em coberturas metálicas
Existem variados modelos de coberturas metálicas e, para elas, diferentes modelos de estrutura de fixação do painel fotovoltaico. Nesses casos, podem haver situações específicas.
Montagem em estacionamento
Bastante usada, o investimento pode ser mais alto pela necessidade de proteger os carros.
Montagem no solo
Normalmente é feita em grandes usinas, com o objetivo de distribuir ou centralizar essa geração. Nesse modelo, as estruturas podem ter bases de concreto ou estacas metálicas. Elas se movimentam, de acordo com o sol.
Comments