top of page
Buscar
Gabriel Fabro / edição redação Jornal Fotovoltaico

PERNAMBUCO INVESTE EM USINAS SOLARES PARA DIMINUIR CUSTOS COM ÁGUA


Imagem: Compesa


Nesta segunda-feira (18), o governador Paulo Câmara assinou em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o contrato de PPP (Parceria Público-Privada ) de autoprodução de Energia da Compesa. A ação prevê a instalação de usina solar em duas cidades de Pernambuco, com capacidade de 135 MW. As cidades são Flores, no sertão, e São Caetano no Agreste.


Em 2021, a Compesa foi responsável pelo consumo de 4% da energia de Pernambuco, sendo um dos maiores consumidores do território estadual. Com essa ação, a Compesa se tornará uma das maiores produtoras de energia do Estado.


No total o valor do projeto será de R$ 453 milhões, com o prazo de contrato de 29 anos. Nos quatro primeiros anos o fornecimento será realizado através do mercado livre de energia, local no qual o insumo é normalmente mais barato. Durante o período do contrato, a economia para a Compesa será de R$ 1,1 bilhão.


O governador considera que a iniciativa vai de acordo com benefícios de sustentabilidade, e se une a outras ações da empresa “Essa iniciativa vai ajudar a reduzir custos na Compesa e também vai dar uma melhor condição de funcionamento para a empresa”.


A geração anual será de 320 GWh/ano, abastecendo 175 mil residências de médio porte. Outro benefício é emitir menos toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que provoca o efeito estufa.


O objetivo é economizar ao menos 37% do valor pago em energia para a concessionária, abastecendo as unidades, mas também a população. "A redução dos custos operacionais permitirá investir na melhoria dos serviços oferecidos”, explicou a presidente da instituição, Manoela Marinho. Na cerimônia da assinatura diversas autoridades estavam presentes para prestigiar.


Comments


bottom of page