top of page
Buscar

O SOLAR E O FOTOVOLTAICO NO BRASIL...

Rodrigo Sandim

incidência de sol brasil
IMAGEM: DEP. DE ARTE JORNAL FOTOVOLTAICO

Com as adversidades e desafios relativos a expansão da energia fotovoltaica no Brasil, não parece haver um símbolo tão brasileiro quanto o sol, que brilha para nós, ilumina nossas festas e faz nosso povo acolhedor. E por que não considera a energia solar como a luz que ilumina nossas casas? Isso está mudando aos poucos?


O Brasil possui um imenso potencial para gerar eletricidade a partir do sol. Mesmo em regiões menos ensolaradas do país, é possível gerar mais energia solar do que em algumas das áreas mais ensolaradas da Alemanha, um dos líderes no uso da energia fotovoltaica. De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente o país recebe uma incidência solar que varia entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m².



Apesar dessas condições garantidas, o uso da energia solar para geração elétrica pode e deve ser considerado como uma opção para alimentar nossas casas e edifícios. O Brasil já possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, e a integração da energia solar fotovoltaica tem se mostrado uma fonte complementar, aproximando a geração do consumo e atendendo as perdas na transmissão.


Nas áreas urbanas, existem amplas oportunidades para instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios. Já nas áreas rurais, a energia solar é uma opção limpa e segura para levar eletricidade a comunidades básicas e de difícil acesso.


Além disso, o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo, o material essencial para a produção de células solares. Isso coloca o país em uma posição privilegiada para desenvolver uma indústria local de produção de células solares, gerando empregos e confiantes com o pagamento de impostos. Investir em pesquisas para aprimorar o conhecimento na purificação do silício, alcançando o chamado "grau solar" superior ao utilizado na siderurgia, seria fundamental nesse processo.


Dessa forma, a energia solar apresenta-se como uma oportunidade promissora para sustentar a geração elétrica no Brasil, aproveitando seu potencial solar, diversificando a matriz energética e confiante para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do país.



Comments


bottom of page