top of page
Buscar
Foto do escritorRODRIGO H. SANDIM

O ECLIPSE SOLAR DE HOJE PODE AFETAR A GERAÇÃO DE ENERGIA?

IMAGEM: SOMBRA DO SOL SOBRE O TERRITÓRIO DOS ESTADO UNIDOS / FOTO: ISS NASA

No dia de hoje (8 de abril), ocorreu um evento astronômico de grande magnitude: o eclipse solar total. Este fenômeno foi visível em uma ampla faixa que corta três estados do México, 15 dos EUA e quatro do Canadá, conforme dados da NASA. Por alguns instantes boa parte da América do norte ficou escura em pleno dia.


Mas, o que um eclipse solar segundo a ciência?

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra sobre parte do planeta e bloqueando a luz solar, podendo ser parcial, anular, total ou híbrido. O eclipse previsto para o dia 8 de abril será total e terá seu caminho de totalidade percorrendo a América do Norte, como ilustrado na imagem abaixo, onde a sombra umbral da Lua se deslocará. Esse trajeto, com 185 km de largura e 13 mil km de comprimento, começa e termina em áreas oceânicas.


IMAGEM: SPACE TODAY / FOTO: SERGIO SACANI

Com o aumento da utilização da energia solar nos Estados Unidos, surge uma questão pertinente: qual será o impacto desse evento na produção de energia no país?

Prevê-se uma possível queda na geração de energia durante o eclipse solar. Por ser um evento altamente previsível, os cientistas conseguem determinar com precisão quando e onde ele ocorrerá, possibilitando que as operadoras de rede elétrica se preparem para essa eventualidade. Embora o Sol seja totalmente obscurecido por apenas cerca de quatro minutos ao longo do caminho do eclipse total, o evento completo tem uma duração de algumas horas, resultando em uma redução temporária da quantidade de luz solar disponível para os painéis solares.



Para os proprietários de residências que dependem da energia solar, a perda de energia durante o eclipse não deve ser significativa, por que tanto a rede elétrica quanto os sistemas de armazenamento têm capacidade para compensar o déficit temporário.


No entanto, é importante estar ciente dos riscos associados aos eclipses solares. Com milhões de pessoas esperadas para se deslocarem para as áreas situadas no caminho da totalidade, as autoridades dos países aonde será visivel o eclipse, estão emitindo avisos e se preparando para o aumento de visitantes. Isso inclui orientações para os moradores locais estocarem itens essenciais e combustíveis, bem como alertas sobre os perigos de dirigir após o eclipse. Além disso, o evento pode impactar indiretamente o tráfego aéreo.☼


FONTES:

SPACE TODAY e NASA


Comments


bottom of page