De acordo com dados públicos divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a superar a marca de 5 GW de geração de energia solar fotovoltaica em operação.
Esta liderança pode ser explicada pela contabilização tanto por geração centralizada, incluindo grandes usinas, quanto por geração distribuída (pequenos módulos descentralizados).
Somente no período de janeiro a março deste ano, 823 MW de geração centralizada entraram em operação em Minas Gerais. Neste mesmo período, o estado entrou em operação de 267 MW em geração distribuída. Então neste primeiro trimestre, MG foi contemplada com o acréscimo de 1,09 GW de energia solar fotovoltaica em operação.
Entre as ações do governo, a avaliação de um conjunto de servidores em Minas evidenciou gargalos na cadeia produtiva e possibilitou a tomada de decisões efetivas. Sendo assim possível encaminhar medidas para possibilitar o crescimento da geração de energia solar e o desenvolvimento econômico das regiões contempladas, gerando emprego e renda.
Todos os municípios do estado de Minas Gerais possuem módulos fotovoltaicos geradores de energia solar. A cobertura de todas as cidades com este tipo de energia ajuda a explicar a liderança nacional do estado no setor.
O estado possui um projeto de fundamental importância no contexto da energia fotovoltaica, o Projeto Sol de Minas, que tem alavancado o protagonismo do estado diante da cadeia produtiva do setor. Este projeto já capacitou mais de 70 prefeituras municipais para fomentar e atrair empreendimentos do setor solar. Além de resultados em conjunto aos municípios, o projeto simplificou o licenciamento ambiental para empreendimentos de energia solar fotovoltaica em Minas Gerais, renovou incentivos ficais para a cadeia produtiva do setor.
コメント