top of page
Buscar
Rubiane Soares / Redação Jornal Fotovoltaico

MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR DO PAÍS EM FORMATO CARPOT É INAUGURADA


Usina fotovoltaica em formato de capot em Sorocaba (SP). Foto: Divulgação

Na segunda-feira (15) em Sorocaba (SP), foi inaugurada a maior usina de energia solar fotovoltaica em formato de carpot do Brasil, a inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos responsáveis pelo projeto. A usina fica localizada no bairro Alto da Boa Vista, a usina tem capacidade de gerar energia suficiente para suprir o consumo médio de 2 mil residências populares.


Segundo a empresa Viridian Ecoenergia, a responsável por projetar a estrutura, foi realizado um investimento privado de R$ 21 milhões. O engenheiro responsável, Paulo Cesar Costa, explica que a produção da usina é estimada em 4.500 MWh/ano, isto significa que 7160 toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser emitidas na atmosfera. O investimento é importante para a geração de energia no país, pois atualmente a energia solar é a segunda maior fonte de energia no Brasil.


Para atingir a produção de 3 megawatt-pico (MWp), a usina conta com 4.589 módulos fotovoltaicos de 655 watts, importados da China. Eles foram distribuídos em uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 14 mil cobertos por painéis solares, formando um estacionamento solar (ou carport solar) com 789 vagas cobertas, das quais, inicialmente, uma estrutura metálica em forma de colmeia, totalizando 56 toneladas de aço.


A cobertura fotovoltaica abrange parte da faixa de circulação de veículos, ampliando a área produtiva. Com isso, a usina tem um ganho significativo de 30% a mais do uso do terreno, revertendo em produção de energia e mais economia. A usina fotovoltaica de Sorocaba foi projetada pensando no futuro do transporte de pessoas do país e, além de comportar pontos de recarga de veículos elétricos, a estrutura possui a capacidade de abastecer veículos de pouso e decolagem verticais, uma grande novidade do setor que entrará em uso no país em 2026.

Comments


bottom of page