Imagem: IRENA
A IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), a cofundadora Siemens Energy e 13 empresas de todos os setores da indústria lançaram uma Aliança global visando a descarbonização da indústria. O objetivo é acelerar as ambições líquidas zero e a descarbonização das cadeias de valor industriais em busca das metas climáticas do Acordo de Paris.
O acordo foi lançado oficialmente com a adoção da Declaração de Bali, com a presença de nomes envolvidos na parceria, sendo o cofundador da Siemens Energy um dos principais responsáveis pela aliança. Ele será co-presidente dela. A primeira reunião da Aliança está planejada para ocorrer na COP27 em Sharm El Sheikh, Egito.
A iniciativa deve beneficiar a industrialização verde através de estratégias e no compartilhamento das melhores práticas para reduzir as emissões de gases tóxicos na cadeia.
Segundo a Agência 25% do PIB mundial é originado pela indústria, que também emite cerca de 28% das emissões de GEE.
“Esta Aliança representa o crescente compromisso da indústria global de atuar na descarbonização e desbloquear oportunidades que vêm com uma industrialização verde por meio de energias renováveis e outras tecnologias relacionadas à transição, como o hidrogênio verde. Ao nos unirmos, enviamos um sinal claro de solidariedade antes da COP27 e convidamos novos parceiros a se juntarem à nossa visão comum”, explica Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA.
“Estou convencido de que a Alliance for Decarbonization acelerará a descarbonização instalando um fórum de intercâmbio de primeira classe para parceiros da indústria, tecnologia e conhecimento”, disse Karim Amin, Membro do Conselho Executivo da Siemens Energy.
Membros da Alliance for Industry Descarbonization:
Sócio cofundador Siemens Energy, Enel Green Power, TAQA Arabia, Eni, Technip Energies, EDF Renewables, JSW, Tata Steel, Sable Chemicals, Tatanga Energy, Roland Berger, Repsol, Equinor e TAQA.
Comments