Imagem: Departamento Jornal Fotovoltaico
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) vai disponibilizar durante a Copa do Mundo de Futebol 2022, no Catar, boletins sobre o impacto do evento no comportamento da carga no SIN (Sistema Interligado Nacional). Por meio de um painel interativo, o boletim será atualizado sempre depois dos jogos, e apresentará o comportamento da carga do SIN durante as partidas da seleção brasileira, além de jogos importantes.
A mudança de rotina dos brasileiros em dias de jogos da seleção é colocada como fator importante no comportamento da carga do SIN, principalmente perto ou durante o horário comercial.
Os boletins podem ser acessados no site do Operador até duas horas depois do término dos jogos do Brasil e decisivos.
Nesse período, são esperadas reduções de carga na ordem de até 13.000 MW em relação ao patamar imediatamente anterior, que tem valor médio em torno de 68.000 MW no horário comercial, o que significa aproximadamente uma redução equivalente ao somatório das cargas médias dos estados do RJ, MG e do DF, que juntos possuem um total de, aproximadamente, 40 milhões de habitantes.
Durante o intervalo, a utilização de eletrodomésticos pode gerar uma elevação de até 4.000 MW, algo próximo à carga média do estado do RJ, seguida de uma rápida redução com o início do segundo tempo. Assim como no intervalo, em caso de prorrogação e pênaltis os números podem ser parecidos.
Ao final do jogo, é iniciada uma rampa de elevação abrupta de carga, podendo atingir montantes da ordem de 12.000 MW, correspondendo de 13 a 16% da carga do SIN, em um intervalo de 20 a 30 minutos, com a retomada das atividades após a partida.
A época de altas temperaturas no Brasil também pode influenciar, especialmente se o horário coincidir com o período de ponta de carga do SIN.
O período é motivo de forte preparação por parte das equipes de planejamento, previsão de carga, programação da operação e tempo real do ONS, para garantir que as intensas rampas de carga descritas sejam acompanhadas adequadamente por correspondentes variações de geração e uso dos recursos de controle de tensão, de forma a garantir o menor impacto possível na qualidade e na segurança do suprimento de energia elétrica no SIN.
Comments