Imagem? pvproductions/ Freepik
As atividades agrícolas estão em constante desenvolvimento e evolução, para isso precisam se adaptar às novas tecnologias, como o uso de energia solar, por exemplo, que pode ser muito vantajoso.
Atualmente o setor rural possui investimentos que passam de 1,7 bilhão de reais na área de energia solar, que é muito versátil e se adapta às diferentes necessidades do produtor rural.
A instalação dos painéis fotovoltaicos é um processo simples e que pode ser realizado em poucas horas, os equipamentos podem ser instalados no solo devido a maior disposição de espaço.
O produtor pode optar pelo sistema off-grid, que não possui relação com a rede de distribuição de energia, ou pelo sistema on-grid que está ligada à concessionária de energia.
O sistema on-grid permite que a energia gerada a mais seja convertida em créditos, que podem ser abatidos nas contas de energia ou transferida para outros imóveis.
O modelo off-grid, por sua vez, possui um sistema de baterias que armazenam a energia que está sobrando. Esse modelo é indicado para áreas afastadas e de difícil acesso a energia elétrica.
A energia solar pode ser muito útil na propriedade rural, confira a seguir as possibilidades de utilização: irrigação, iluminação, refrigeração, bombeamento de água, abastecimento de motores.
Essas são algumas das diversas possibilidades de uso de energia fotovoltaica em sua propriedade rural.
Além da economia na conta de energia, o sistema solar diminui os custos de produção e aumenta o lucro, além de permitir investimentos em outras áreas da propriedade.
A energia solar também contribui para a valorização da sua propriedade e seu negócio, além de gerar uma energia limpa e sustentável.
Comments