top of page
Buscar
Gabriel Fabro / edição redação Jornal Fotovoltaico

Comissão debate riscos de incêndio em instalações de geração fotovoltaica de energia


Imagem: Renato Alves/Agência Brasília


Na última quarta-feira (6) a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados discutiu os riscos de incêndio em instalações de geração fotovoltaica de energia, a pedido do deputado Fabio Schiochet (União-SC).


Segundo o deputado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contabiliza atualmente 994.406 sistemas de geração fotovoltaica instalados na modalidade de geração distribuída e outras 9.571 usinas fotovoltaicas de maior porte, que realizam geração centralizada.


Ele destaca que o grande número de unidades geradoras deve ter uma atenção especial quanto à segurança, particularmente no que se diz respeito aos riscos de incêndio, e reforça o papel das autoridades responsáveis que têm conhecimento em situações assim.


Outro argumento do deputado foi de aperfeiçoar as normas vigentes para essas instalações.


Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, representantes da Aneel, do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


Outro ponto abordado foi a Lei de Liberdade Econômica que estabelece condições para os consumidores desenvolverem produtos e serviços quando as normas estão desatualizadas em relação ao conhecimento tecnológico, principalmente sobre a questão de segurança e prevenção de combate a incêndio em projetos de energia elétrica fotovoltaica.


Comments


bottom of page