top of page
Buscar
Redação Jornal Fotovoltaico

BRASIL ALCANÇA 6 GIGAWATTS EM ENERGIA SOLAR DISTRIBUÍDA

Atualizado: 24 de jan. de 2023


As instalações de micro e minigeradores fotovoltaicos continuam puxando o crescimento da geração distribuída no Brasil, que acaba de atingir seu mais novo recorde. De acordo com os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o segmento ultrapassou os 6 Gigawatts (GW) de capacidade instalada em projetos de energia solar.


Desse total, mais de 1,3 GW foi conectado somente nos primeiros seis meses de 2021, ano de novo crescimento para os profissionais certificados para trabalhar com energia solar. Além da grande oferta de vagas, o mercado de geração solar distribuída segue atraindo trabalhadores devido à sua resiliência em períodos de crise no país.


Como no ano passado, quando o segmento gerou mais 200 empregos por dia no Brasil, segundo a ABSOLAR, enquanto a pandemia aumentava o desemprego em outros setores do país. A razão dessa força do mercado está justamente nas vantagens da tecnologia, que se ampliam conforme sobem os preços da energia elétrica para os consumidores.


Dessa forma, a demanda pelos projetos segue ganhando força, especialmente agora com a nova crise hídrica do setor elétrico e os novos aumentos na conta de luz gerados pela pandemia. Entre as classes de consumo, o residencial segue como o nicho de maior potencial para vendedores, projetistas e/ou instaladores, com mais de 75% do total de instalações no Brasil.


Em seguida estão os sistemas comerciais, com 15% das conexões, mas que demandam maior número de instaladores de energia solar devido ao tamanho dos projetos. O segmento rural, que cresceu forte nos últimos anos impulsionado por linhas de financiamento subsidiadas, hoje é o terceiro maior mercado e com grande potencial de negócios.


No total, já são mais de 519 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede no país que atendem um público de mais de 653 mil brasileiros beneficiados pelos créditos energéticos. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), isso representa mais de R$30,6 bilhões em investimentos privados e cerca de 180 mil empregos desde 2012.


Em 2021, as previsões do setor apontam cerca de 118 mil novas vagas de trabalho somente em projetos de micro e minigeração distribuída. Para os brasileiros que desejam aproveitar essa janela de oportunidades e iniciar uma carreira de sucesso no setor solar, o primeiro passo é a conquista de uma capacitação técnica.


Assim, crescem também as ofertas de cursos em energia fotovoltaica, que podem ser presenciais ou 100% on-line, para quem prefere estudar com segurança em casa. A Blue Sol, empresa pioneira no mercado solar brasileiro, é referência em cursos técnicos e responsável pela capacitação de mais de 18 mil profissionais.


Fonte: Blue Sol Energia Solar

Comments


bottom of page