Imagem: Airbus
Já imaginou um avião ficar vários dias no ar? Graças a energia solar, o Airbus Zephyr S (modelo projetado e construído no Reino Unido), ficou 26 dias seguidos em voo e bateu o recorde de voo não tripulado mais longo, o anterior havia sido atingido em 2018. Isso só foi possível pois a aeronave possui baterias recarregáveis que a mantém no ar durante a noite, então não é preciso parar para abastecer.
Os dados de voo mostram que a aeronave voou de um campo de teste no Arizona para Belize, na América Central, e depois voltou.
Ela é não tripulada e voa em grandes altitudes para evitar o tráfego aéreo comercial e também o clima adverso. O principal objetivo dele foi testar a capacidade de armazenamento das baterias. Este aeromodelo pode ser controlado de qualquer lugar do planeta, mesmo que sua base esteja à milhares de quilômetros de distância.
A situação abre novos horizontes para o uso da aeronave em aplicações militares, ou em socorro de desastres, por exemplo. Além disso, assim como os satélites, ele também gera imagens.
Comments