Imagem: Departamento de arte Jornal Fotovoltaico
A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) defendeu a prorrogação dos prazos da Lei 14.300, que estabelece o Marco Legal de Geração Distribuída. Na carta divulgada nesta segunda-feira (31), a associação cumprimenta o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva e se coloca à disposição para colaborar pela construção de um setor elétrico mais renovável, competitivo e forte, além de atração de investimentos,
geração de empregos, renda e fortalecimento da sustentabilidade do Brasil.
“Dado que os prazos desta lei não estão sendo cumpridos pelas autoridades, faz-se necessária sua prorrogação em benefício da segurança jurídica, previsibilidade e estabilidade”, ressalta a carta assinada pelo presidente do conselho de administração, Ronaldo Koloszuk.
A entidade indica ao próximo Governo que inclua a fonte solar como ferramenta estratégica para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do nosso País.
A ABSOLAR coloca a fonte como solução para economia de energia e acelerar a transição energética, de acordo com compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no combate à crise climática global.
A entidade propõe atenção especial ao marco legal da geração própria de energia renovável, considerando todos os seus benefícios. É preciso melhorar o planejamento da matriz elétrica brasileira e de sua infraestrutura de transmissão, ampliando o protagonismo da fonte solar, dado que a tecnologia é a mais competitiva e com menor preço-médio de energia elétrica nos leilões.
Comments