Imagem: Iniciativa visa o desenvolvimento da solar no Rio de Janeiro. Foto: Bruno dos Santos Pires de Souza
A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e a Sindistal (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitário do Estado do Rio de Janeiro) realizaram recentemente um acordo de cooperação para ampliar oportunidades de negócios às empresas de projetos e instalação de energia solar no território fluminense.
A troca de informações, ações para promover assuntos relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas, e programas de incentivos para o aproveitamento da energia solar fotovoltaica no estado do Rio de Janeiro, tudo isso com foco em formação, capacitação e certificação de empresas e profissionais que atuam no segmento solar no local.
A região possui atualmente 55,8 mil conexões operacionais de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A região conta com 472,8 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Em 10 anos, a geração própria de energia solar já originou ao RJ a atração de cerca de R$ 2,6 bilhões em investimentos, oportunizando mais de 14,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 587,0 milhões aos cofres públicos.
A potência instalada nos municípios fluminenses coloca o estado na nona posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o Rio de Janeiro responde sozinho por 3,9% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade.
Atualmente, são mais de 64,7 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica com o uso da geração própria de energia solar.
Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia e Camila Nascimento, coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio de Janeiro, consideram que o setor está otimista, e que com isso a parceria desenvolve e acelera ainda mais o uso da tecnologia fotovoltaica pelos consumidores em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, ajudando na economia na conta de luz, protegendo contra aumentos de tarifas e trazendo maior autonomia e independência elétrica.
Para o Presidente do Sindistal, Evandro de Freitas Júnior: devemos juntos ampliar a voz da cadeia de valor, entregando para a sociedade, cada vez mais, melhores serviços e soluções técnicas e de engenharia, que gerem uma excelente experiência e confiança no negócio.”
Comments