top of page
Buscar

ABSOLAR E GOVERNO DE SP FECHAM ACORDO PARA INCENTIVO AO USO DE ENERGIA SOLAR

Gabriel Fabro / edição redação Jornal Fotovoltaico

Imagem: Divulgação


A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA/SP), celebraram um acordo de cooperação para a criação do programa estadual de desenvolvimento da fonte solar e tecnologias sinérgicas, como armazenamento e hidrogênio verde, no território paulista.

Junto com a assinatura do acordo, o governador Rodrigo Garcia anunciou a ampliação de incentivos fiscais para o setor, com regras mais favoráveis aos projetos de geração própria de energia solar, o que por consequência influencia em fatores econômicos relacionados ao setor, como investimentos ou empreendedorismo.

Assim, o estado se iguala a outros da região que já possuem acordos semelhantes. Este novo acordo inclui ainda a divulgação e promoção do programa de certificação voluntária “Qualidade ABSOLAR”, voltado para empresas do setor. O programa busca promover a competitividade saudável no mercado e contribuir para a melhoria da segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços aos consumidores.

Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o acordo fortalece o desenvolvimento econômico, social e ambiental de São Paulo por meio da energia solar no território paulista, fortalecendo o acesso à energia solar em vários setores da sociedade.

Já Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, destaca que o setor está pronto para contribuir com a economia.

“A medida faz parte do Plano Paulista de Energia (PPE 2050) que visa a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa na economia paulista. A ação também vai ao encontro dos compromissos internacionais, Race to Zero e Race to Resilience, que São Paulo assinou com a ONU (Organização das Nações Unidas), e do Plano de Ação Climática (PAC-2050), lançado na última semana durante a COP27, no Egito”, comenta o governador de São Paulo.

“São Paulo detém uma das matrizes energéticas mais limpas do Brasil e do mundo, com cerca de 60% de participação em fontes renováveis. O acordo firmado amplia o protagonismo do estado no desenvolvimento de uma economia verde e sustentável”, acrescenta Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP.

Comments


bottom of page