top of page
Buscar
Gabriel Fabro / edição redação Jornal Fotovoltaico

98% das unidades em rede de farmácias terão consumo de energia compensado por usina solar


Imagem: Divulgação


Para aumentar a sustentabilidade de suas operações, a rede de farmácias Extrafarma contratou a produção anual de 5,6 GWh de energia solar junto à empresa GreenYellow, que virão de uma usina solar construída na cidade de Cedro, no Ceará. A energia produzida será direcionada à rede da distribuidora local que abastece 89 lojas da Extrafarma no Ceará, alcançando 98% das unidades da rede no estado.

O contrato firmado com a GreenYellow incluiu a construção de uma usina solar com 2.520 mil painéis fotovoltaicos e capacidade instalada de 2,6 MWp, suficiente para suprir o consumo anual de mais de 2.800 casas e evitar a emissão de 650 toneladas de CO² por ano. Deste modo, a energia gerada deve obter créditos para a conta de energia na região.


Na modalidade de autoconsumo remoto, o empreendimento injetará energia na rede da distribuidora local para gerar créditos, a serem abatidos das faturas de energia da Extrafarma no Ceará.


Essa é uma das ações que a marca investe, com foco em sustentabilidade. Assim, a rede contribui para a matriz energética do país, com uma fonte que não sofre impactos com a crise hídrica. Segundo o gerente executivo de engenharia e expansão, esse é o quarto estado que tem parceria com a rede farmacêutica. Os outros são: Pará, Maranhão e Pernambuco.


As iniciativas começaram há dois anos, primeiro atendendo 85 lojas no Maranhão e Pernambuco, e em 2021 mais 116 lojas no Pará. Originando em uma economia de aproximadamente 20% de energia.


Rodrigo Reis ainda afirma que essas soluções são importantes para combater as mudanças climáticas.


コメント


bottom of page