Imagem: Divulgação Google
O Google inaugurou oficialmente o campus Bay View, na cidade de Mountay View, nos Estados Unidos, na região do Vale do Silício na Califórnia. Essa iniciativa se alia ao objetivo da marca de descarbonização total até 2030. Este é o primeiro campus feito pela companhia.
A construção, finalizada quase 10 anos após seu início, impressiona com seus 50 mil painéis solares fotovoltaicos, que unidos, formam “escamas de dragão”. Logo quando começar a ser usado, o local terá capacidade de gerar quase 7 megawatts, suficiente para suprir até 40% da capacidade de energia.
Até o momento, o espaço funciona com 90% de energia renovável. Além de captar energia solar, as placas solares são responsáveis por captar a luz de diferentes ângulos, sempre com o objetivo de gerar energia próxima ao pico em diferentes momentos do dia. A energia eólica também será responsável por isso.
O campus ainda conta com um sistema que reaproveita a água da chuva, ventilação natural, áreas verdes, iluminação natural e vista para a paisagem externa de todas as mesas.
Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o telhado é resultado de anos de desenvolvimento de produtos, colaboração, e análises de fabricantes, não sendo uma tarefa fácil.
A parte de dentro do campus conta com espaços para reunião, colaboração entre equipes e espaços mais protegidos de som e movimento para momentos em que o foco se faz necessário, atendendo a necessidade dos profissionais que vão trabalhar no local. O espaço interno também conta com soluções de energias renováveis.
Comentarios